top of page

Por uma infância com mais brincadeiras ao ar livre e menos tecnologia



Pega-pega, policia e ladrão, esconde-esconde, pular corda, caixas que viram casinhas, lençóis que viram capas de super-heróis. Muitas dessas brincadeiras estão sendo deixadas de lado pelas crianças. O motivo disso? A tecnologia. Hoje, são poucas as crianças que nunca pediram pra mexer no celular ou no computador dos pais.


Você já parou para pensar quanto tempo faz que seus filhos não brincam sem a presença de um celular? Há quanto tempo os pequenos não correm na grama, se sujam de terra, tinta e massinha? As brincadeiras ao ar livre vem perdendo espaço na rotina da garotada, que cada vez menos brinca na rua.


É super importante que as crianças sejam incentivadas a brincar ao ar livre, sem smartphones e tablets. Isso porque brincar desta forma envolve a criança por inteiro, desde o corpo até a imaginação. É preciso oferecer atividades diferentes, como ir ao parque, a piscina, ao clube. Brincar ao ar livre também é fundamental para garantir vitamina D, nutriente importante para os ossos. Quando as crianças passam muito tempo em ambientes fechados, acabam não sendo expostas à luz solar.


Brincadeiras do “mundo real” traz muito mais benefícios do que o “mundo virtual”. Sabia que crianças que optam por brincar ao ar livre são muito mais saudáveis que as que preferem utilizar os smartphones? Isso porque, em um jardim, por exemplo, a criança tem muito mais contato com a natureza e é um espaço livre onde ela pode colocar a imaginação para funcionar e brincar do que quiser. Além disso, quando as crianças brincam, geralmente elas correm, se abaixam, se levantam, pulam. Essas atividades são ótimas para estimular a movimentação, acostumando as crianças aos exercícios físicos e evitando uma futura vida sedentária.


A tecnologia também é prejudicial porque atrasa o desenvolvimento, já que a criança não interage com outras ao usar o smartphone e tablet. Além de ser perigoso, porque os pequenos ainda não tem discernimento para saber o que é verdadeiro ou falso, bom ou mal, e utilizar essas tecnologias é uma porta aberta para o perigo.


A velha infância deve ser resgatada, isso não significa que as crianças precisam brincar das mesmas coisas que seus pais e avós. Mas pelo menos trazer a essência de volta, já que naquela época não haviam aparelhos celulares e era necessário muita criatividade e imaginação para brincar com os colegas.



Que tal então incentivar seu filho a brincar mais ao ar livre?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page