top of page

A importância da imaginação infantil


Sabia que estimular a imaginação da criança é muito bom para o desenvolvimento dela? Pode ajudar a enfrentar situações mais difíceis do dia a dia e propor soluções para certos problemas. Há pesquisas e estudos mostrando que crianças imaginativas tendem a manter essa qualidade à medida que crescem, e têm mais capacidade para enfrentar dificuldades. É através da fantasia que a criança consegue desenvolver habilidades importantes para o seu futuro.

A imaginação das crianças não deve parar um minuto sequer. Quanto mais a vontade de fantasiar estiver ativa, melhor vai ser para o seu desenvolvimento. Os palitos perdidos na areia se transformam em um castelo, onde vive o rei. O lençol apoiado sobre os sofás forma uma casa na floresta .O papel branco se converte em um avião. O mundo infantil é incrivelmente maravilhoso e a criança transforma este mundo ilusório em realidade.

Quer saber quais são as melhores formas de estimular a imaginação dos pequenos? Então dá uma olhada aqui:

Ler livros para os filhos: Ler histórias é uma excelente maneira de impulsionar a imaginação das crianças e fazer com que o cérebro esteja sempre ativo. Dessa forma a imaginação é estimulada, pois a criança cria a imagem dos personagens e dos cenários em sua mente.

Inventar e contar história mais de uma vez: Os pais sempre são referência para seus filhos, com isso, inventando novas histórias, os pequenos também começam a sentir necessidade de criar histórias bacanas e fantasiosas. Mas é importante que a história seja repetida mais de uma vez ao longo dos dias para que estimule, além da imaginação, a memória.

Providenciar material para surgir novas imaginações: Para uma criança, quanto mais simples melhor. Então é bom abusar da imaginação e utilizar qualquer objeto para fortalecer a imaginação fértil dos pequenos. Desde uma caixa de papelão, que pode virar um carro, até um lençol, que pode virar a capa do Batman. O importante é nunca deixar de estimular as fantasias das crianças.

Oferecer lugares e atividades: Tente levar a criança para um parque, por exemplo. Com isso, ela cria em sua cabeça. Além disso, é interessante que ela faça alguma oficina de música, artesanato ou teatro. Esse tipo de atividade com certeza ativa a mente imaginativa, além de ajudar a fazer novos amigos.

.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page