Institucional

Localização

Rua: Passo da Pátria, 600 - Vila Leopoldina

 

São Paulo/SP - CEP: 05085-000

Contato

(11) 3596-9510     (11) 99438-8228

 

contato@oficinadearteiros.com.br

2019 | Todos os diretos reservados. 

O valor da participação dos Pais na educação das crianças.

December 13, 2016

A participação dos pais influencia (e muito!) na vida escolar dos pequenos. Pequenas atitudes como checar se a lição de casa foi feita, participar das reuniões de pais e incluir a escola nos assuntos do dia a dia ensinam aos filhos que estudar é importante. Aqui você confere outras dicas para ajudar na educação das crianças.

 

Seja presente

Pesquisas provam que a figura paterna é tão importante para a criança que, quando ela se sente relegada a segundo plano, acaba com problemas de saúde.

A pediatra Melissa Wake, da Austrália, realizou uma pesquisa com quase 5 mil crianças entre 4 e 5 anos. Ela descobriu que a incidência de sobrepeso e obesidade na garotada em idade pré-escolar tem relação direta com a negligência dos papais.

Carinho, atenção, fraternidade… Tudo isso pode ter consequências na formação da criança. Participe dos momentos importantes, felizes ou não, procure compreender a criança nos seus momentos mais adversos, orientando-a e propondo alternativas para a vida

 

Tenha livros em casa

Se você tem filhos pequenos, leia para eles. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, dos Estados Unidos, mostrou duas maneiras de afetar positivamente o desempenho acadêmico: ler em voz alta para crianças pequenas e conversar com as mais velhas sobre expectativas para o futuro (como a faculdade).

 

Reserve um lugar tranquilo para os estudos

Rotina, disciplina e perseverança são características essenciais para um bom desempenho. Crie um ambiente que ofereça apenas o necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. Concentrado, ele aprenderá mais e errará menos.

Dica: fique de olho no cumprimento das lições de casa. Caso o pequeno precise de ajuda, não deixe de o orientar, mas evite dar a resposta certa. Ele deve descobri-la por conta própria. E mostre para o pequeno que ele não precisa ter medo de errar, afinal é errando que se aprende, não é mesmo?

 

Preserve o tempo livre

Muitos pais incluem diversas atividades fora da escola na agenda dos filhos. Mas saiba que esta nem sempre é a melhor opção. O tempo para brincar também é importante para o aprendizado dos pequenos. Por isso, escolha cursos extracurriculares com bastante cautela.

 

DIKINHA! 

 

 

A dikinha de hoje são livros que ajudam muito na educação dos pequenos.

 

(0-3 anos)

O Ursinho Apavorado

Autor: Keith Faulkner

Editora: Companhia das Letrinhas

 

Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.

 

(4- 6 anos)

Por Favor, obrigado, desculpe

 

Autor: Becky Bloom e Pascal Biet

Editora: Brinque Book

 

O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.

 

(7 a 9 anos)

A velhota cambalhota

Autor: Sylvia Orthof

Editora: LE

 

O texto retrata as peripécias de uma velhota da tradicional família mineira, que resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando uma cidade do interior de Minas.

 

(10-12 anos)

O pequeno príncipe

Autor: Antoine Saint-Exupéry

Editora: Agir

 

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada.

Eu o li na minha infância e não vi nenhum problema nisso, por isso o indico para crianças. Quando li este livro com os olhos de um adulto, tive outra perspectiva da história, totalmente diferente de quando o li na infância. Vale muito a pena para qualquer idade.

 

(12 ou mais)

Presenteie-o com coleções de livros. Todo gênero é válido nessa idade: ação, aventura, suspense, etc… Aí vão algumas opções legais:

 

– A Culpa é das estrelas;

– As Crônicas de Nárnia;

– Extraordinário; (leia a resenha aqui!)

-Saga Harry Potter;

-Saga Percy Jackson e os Olimpianos;

-Saga Crepúsculo;

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

20 idéias fáceis para decorar sua casa para o NATAL

December 8, 2016

1/6
Please reload

Posts Recentes