top of page

A importância da DANÇA na vida das crianças

A dança foi uma das primeiras formas de expressão do homem.

Linguagem gestual, sinais, expressões e ritmos são utilizados como meio de interação e comunicação desde a antiguidade. A dança acompanhou a evolução da civilização e com o passar do tempo foi ganhando mais visibilidade. Hoje, sabemos que existem diversos tipo de danças, alguns estão relacionados às características regionais e outros ligados aos tipos de músicas, mas dança não é apenas isso e vamos te explicar o por quê.

Durante a infância a criança está evoluindo e se desenvolvendo em muitos aspectos. Algo muito importante nessa fase é a expressão corporal, pois é um momento em que a criança conhece seu corpo e suas possibilidades, a noção de espaço e estimula a coordenação motora. A dança, aliada à música, proporciona tudo isso de uma forma prazerosa e divertida aos pequenos.

Sabendo disso, muitas escolas já possuem aula de dança em seu programa e muitos pais podem não imaginar o quão benéfico isso pode ser para seus filhos. E inclusive pensando nisso que nós da Oficina de Arteiros incluímos as aulas de dança como uma das oficinas do nosso Curso de Férias.

Separamos alguns benefícios da dança para as crianças:

• Coordenação motora: com a dança a criança terá mais consciência sobre seu corpo, isso irá ajudá-la a conseguir mais precisão nos movimentos do dia a dia, um benefício para o resto da vida.

Estímulo cerebral: movimentar o corpo é uma forma de conduzir informações ao sistema nervoso central, e como a dança é feita de movimentos podemos concluir que é um momento em que o cérebro está trabalhando a todo vapor.

Corpo saudável: na dança manter a postura é essencial, e na vida também né? Porém, no dia a dia acabamos esquecendo isso, e com essa atividade a criança irá aprender a movimentar seu corpo corretamente, o que se tornará um hábito.

Formação cultural: já falamos por aqui que a dança tem muita influência regional, e ao aprender isso a criança estará em contato com diferentes culturas e irá aprender sobre a história de outros povos, o que é muito enriquecedor.

Desinibição: crianças inibidas tendem a se soltar mais na dança e posteriormente levar isso para seu dia a dia, isso acontece pois é um momento em que a expressão livre e sem preconceitos é estimulada, a criança lida com a criatividade e a socialização o tempo todo e acaba perdendo certo temores e vergonhas que tinha até então.

Liberdade: na dança a criança é estimulada a trabalhar seu corpo em diversos movimentos e ritmos. Para isso ela será incentivada a lidar com o diferente e aprender a se expressar sem medo de ser julgada, tudo isso de uma forma divertida e sem cobranças.

A dança e seus estímulos!

Estímulo visual: ver movimentos e colocá-los em prática;

Estímulo auditivo: prestar atenção ao som da música e fazer movimentos dentro do seu ritmo;

Estímulo tátil: sentir seu corpo em movimento e seus benefícios;

Estímulo cognitivo: coordenação, ritmo e raciocínio rápido.

Estímulo afetivo: transformar sentimentos e sensações em movimentos corporais;

Estímulo motor: conhecimento corporal, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

E para finalizar nosso assunto de hoje, que tal uma música bem animada para você dançar com seu pequeno?

DIKINHA:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page